O que está buscando?

SESI Bauru abre inscrições para cursos gratuitos de música

Cursos de Iniciação Instrumental e Camerata de Cordas têm caráter não profissionalizante e são voltados para público a partir de oito anos de idade

 Por: Núcleo de Comunicação
16/01/202016:41- atualizado às 11:22 em 06/02/2020

O SESI Bauru está com inscrições abertas para cursos gratuitos semestrais de Iniciação Musical e Camerata de Cordas, este último voltado para o aprimoramento de instrumentos como violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico. Os cursos livres, de caráter não profissionalizante, são voltados para público a partir de oito anos de idade, sendo que jovens e adultos até 90 anos também podem se candidatar.

Sobre o curso de Iniciação Instrumental

O módulo de Iniciação Instrumental promove a sensibilização para a linguagem musical, de forma lúdica. Visa desenvolver a percepção auditiva, o senso rítmico, a capacidade motora, além de aperfeiçoar os fundamentos básicos da técnica instrumental e da leitura musical.

Mediante identificação, os alunos da rede escolar SESI, beneficiários da indústria (industriários e seus dependentes) e interessados em rematrícula têm prioridade no número de vagas disponíveis e podem se inscrever para o curso semestral entre os dias 28 de janeiro a 8 de fevereiro. As vagas remanescentes, abertas para a comunidade em geral, podem ser preenchidas entre os dias 11 a 29 de fevereiro.

Requisitos para o módulo Camerata de Cordas

Para participar, o candidato necessita de conhecimentos prévios sobre música. Estes passam por aulas de aprimoramento musical, formam repertório e se apresentam em eventos dentro e fora da instituição. É necessário participar de processo seletivo, no qual terão que comprovar domínio com um dos quatro instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico). As turmas serão distribuídas de acordo com o nível de conhecimento e idade (8 a 90 anos).

As inscrições para o processo seletivo de ingresso na Camerata de Cordas vão do dia 28 de janeiro a 15 de fevereiro. A seleção, a divulgação dos resultados e a matrícula dos aprovados acontecem de 18 a 29 de fevereiro.

Como se inscrever?

Os interessados devem comparecer na Secretária Única da unidade, que funciona às segundas, das 7h30 às 14h, terças a sextas, das 7h30 às 19h, e sábados, das 10h30 às 14h, e apresentar cópia de RG, CPF e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem comparecer acompanhados dos pais ou de um responsável legal, também munidos da cópia dos documentos citados acima.

Violão e Ukulele

Além dos cursos de Iniciação Instrumental e Camerata de Cordas, o Núcleo de Música do SESI Bauru também oferece cursos de Violão e Ukulele. Confira mais informações em https://bauru.sesisp.org.br/noticia/sesi-bauru-abre-inscricoes-para-cursos-de-violao-e-ukulele

Sobre os Núcleos de Música do SESI-SP

Os Núcleos de Música do SESI-SP oferecem cursos gratuitos de iniciação musical e o ensino em instrumentos de cordas (Viola de Arco, Violino, Violoncelo e Contrabaixo Acústico) em nove unidades do SESI no Estado de São Paulo. O objetivo é promover com excelência o acesso à música, de forma interativa e lúdica, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, a sensibilidade estética e artística do aluno. São cursos livres, de caráter não profissionalizante, oferecidos ao público com idade a partir de oito anos. A iniciativa do SESI-SP contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno e na formação de um cidadão mais ativo em seu contexto social. As aulas acontecem em 9 unidades do SESI-SP: Araras, Bauru, Diadema, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu e São Carlos.

Para mais informações: www.sesisp.org.br/cultura/nucleo-de-musica

Leia também