O que está buscando?

Sobre a Unidade

O Centro de Atividades Raphael Noschese | SESI Bauru iniciou suas atividades em 1969, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal. A unidade oferece soluções para as empresas industriais brasileiras por meio de uma rede integrada, que engloba atividades de educação, segurança e saúde do trabalho, cultura e qualidade de vida.

 

Patrono RAPHAEL NOSCHESE

Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 17 de janeiro de 1910. Seu pai, Antônio de Sousa Noschese, criou a Fundição Industrial Paulista e foi membro da Associação Comercial e da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP-CIESP).

Diplomou-se em engenharia pela Universidade Mackenzie, em seguida se especializou em siderurgia nos Estados Unidos, na New York University. Ocupou os cargos de diretor técnico e comercial da Comércio e Indústria Sousa Noschese S.A., dedicada à fabricação de artefatos de ferro, exercendo importante papel no desenvolvimento desse setor da economia nacional.

Presidente do Sindicato da Indústria de Artefatos de Metal durante longo tempo, Raphael Noschese foi eleito para a presidência da FIESP e do CIESP, em 1962. Como uma das atribuições desse cargo, presidiu também os departamentos regionais do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP), além de organizar e dirigir o setor de ensino profissional da FIESP.

Também foi diretor da Companhia Hotéis e Imóveis S.A. e da Empresa de Mineração Esperança. Foi presidente da Fundação Padre Anchieta, segundo presidente do Rotary Clube de São Paulo-Leste e membro fundador do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Publicou a obra O papel da indústria no desenvolvimento brasileiro, traduzida para o inglês.

Leia também