Equipe Cyber Panthers saiu premiada da competição que ocorreu entre os dias 15 e 19 de outubro no Espírito Santo
29/10/202510:10- atualizado às 10:10 em 29/10/2025

(Foto: OBR/Robocup)
Entre os dias 15 e 19 de outubro, a equipe de robótica do Sesi Lençóis Paulista, a Cyber Panthers, participou da etapa nacional da OBR (Olímpiada Brasileira de Robótica), em Vitória, no Espírito Santo. Com criatividade e ótimo desempenho, os estudantes foram contemplados como campeões da categoria Artística N1. O evento foi promovido pela RoboCup Brasil.
A equipe foi coordenada pelo técnico Evenilton Torres e formada pelos alunos: Giovana Ferrarezi Machado, do 6º ano; Guilherme Leão, do 7º ano; e Laura Ronque, também do 7º ano. Na categoria artística, eles foram desafiados a combinar construção e programação de robôs com apresentações artísticas.
O resultado orgulhou a comunidade escolar, que recebeu os estudantes com uma comemoração na unidade na última semana de outubro. O título é um reflexo da dedicação e esforço da equipe durante o ano.
A etapa nacional reuniu participantes de todo o Brasil, que tinham sido classificados de maneira estadual previamente. Além do Sesi Lençóis Paulista, foram destaque no dia de premiação, as escolas Sesi Ourinhos, Franca, Sorocaba, Jaboticabal, Paraguaçu Paulista, Pederneiras e Tatuí.
A RoboCup Brasil é a responsável por organizar os torneios de robótica educacional, como a Competição Brasileira de Robótica, Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e Mostra Nacional de Robótica, e do Robótica.
As disputas seguem as categorias da RoboCup Federation, uma iniciativa internacional voltada à pesquisa e ao desenvolvimento de robôs inteligentes, inteligência artificial e automação.
Robótica no Sesi-SP: inovação e aprendizado que transformam
O Sesi-SP é referência nacional em educação tecnológica e inovação, com quase 16 anos de investimento contínuo em robótica educacional. A robótica faz parte do currículo desde o 1º ano do ensino fundamental, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Além disso, o Sesi incentiva a participação dos estudantes em competições nacionais e internacionais, proporcionando experiências que unem ciência, tecnologia e protagonismo juvenil.