A Caixa de Cultura, projeto de difusão literária para a indústria e seus funcionários, concorre na categoria Inovação – Fomento à Leitura da principal premiação do mercado editorial brasileiro
Por: Núcleo de Comunicação SESI-SP
03/10/201918:19- atualizado às 10:15 em 03/01/2020
A Caixa de Cultura, programa do SESI-SP que fomenta a prática da leitura e promove espaços de mediação cultural na indústria, é um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti 2019. O projeto concorre na categoria Inovação – Fomento à Leitura, que referencia ações de promoção à leitura no Brasil e sensibilização da importância do hábito de ler e de ter acesso a livros.
Criada em 1948, a Caixa de Cultura tem como missão formar novos e bons leitores entre os trabalhadores da indústria paulista. Para atingir o seu objetivo, sempre esteve vinculada e próxima ao ambiente de atuação desses colaboradores, do chão de fábrica aos setores administrativo e de qualidade.
Em uma biblioteca itinerante, com acervo de até 100 exemplares de diferentes gêneros literários, a Caixa de Cultura oferece ao leitor muito mais que livros, mas a oportunidade de seu desenvolvimento como profissional e cidadão. Tudo isso com uma curadoria própria da área de Difusão Literária do SESI-SP, que conta com o apoio de mediadores culturais espalhados por todo o Estado de São Paulo, profissionais que realizam ações para estimular o hábito da leitura.
No ano passado, por exemplo, a Caixa de Cultura realizou mais de 93 mil empréstimos de livros em cerca de mil empresas atendidas pelo serviço, que é oferecido sem custo algum para a indústria ou funcionário.
De Acordo com Josilma Amato, analista da área de Difusão Literária do SESI-SP, a indicação vem como reconhecimento de um trabalho ininterrupto e vital para o indivíduo, principalmente em tempos onde a cultura e o pensamento crítico devem ser ainda mais valorizados e presentes na sociedade. “Fomos indicados na categoria Inovação e, pensando nesta palavra e na trajetória da Caixa de Cultura, é muito simples afirmar que é um desafio ser inovador aos 70 anos de vida, ainda mais quando falamos de uma linguagem, infelizmente, pouco midiática no Brasil, como a literatura. Mesmo assim, buscamos a renovação, tanto do gosto e interesse dos nossos leitores, como do próprio acervo. Este é o mais longevo e continuado programa de incentivo à leitura do País. Temos orgulho de fazer parte desta história e de chegarmos realmente aonde o trabalhador da indústria está”, declara Josilma.
E o reconhecimento não para no Jabuti. O SESI-SP foi convidado pela Câmara Rio-Grandense do Livro para apresentar o projeto da Caixa de Cultura na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. A instituição participará do 3º Encontro de Práticas Leitoras, a ser realizado no dia 15 de novembro.
Conheça mais sobre o projeto em www.sesisp.org.br/cultura/caixa-de-cultura. O vídeo abaixo foi produzido em comemoração aos 70 anos da Caixa de Cultura: