O que está buscando?

Judocas do SESI Bauru disputarão Pan-Americanos com seleções brasileiras

Matheus Pereira, Michael Marcelino, Laislaine Rocha e Renan Torres representarão o Brasil na Colômbia e no Peru

 Por: SESI Bauru
16/07/201908:53- atualizado às 16:51 em 29/07/2019

Quatro judocas do SESI-SP representarão o Brasil nos próximos dias em duas importantes competições do cenário mundial da modalidade. Os atletas, que treinam no SESI Bauru sob a supervisão do técnico Omar Augusto Miquinioty Junior e do sensei Marco Dantas, participarão das disputas dos Jogos Pan-Americanos 2019 de Lima, no Peru, no período de 26 de julho a 11 de agosto, e dos Pan-Americanos Sub-18 e Sub-21, que serão disputados entre os dias 17 e 21 de julho, em Cali, na Colômbia.

Os atletas escolhidos para integrar as seleções brasileiras foram Matheus Roberto Pereira e Michael Vinicius de O. Marcelino, na categoria 66 kg, Laislane Sampaio da Rocha (78 kg) e Renan Ferreira Torres (60 kg). No Pan da Colômbia, Matheus Pereira competirá no Sub-18, enquanto Laislaine Rocha, Renan Torres e Michael Marcelino no Sub-21. Dos quatro, apenas Renan Torres também disputará os Jogos Pan-Americanos no Peru.

No Pan da base, a seleção terá força máxima nas duas classes, já que foram chamados todos os líderes do ranking nacional da base. “O Brasil tem histórico muito positivo no Pan da base e nossa expectativa é manter essa hegemonia continental. Nossos principais adversários hoje são os equatorianos no Sub-18 e o Canadá no Sub-21. Mas, fizemos ótima preparação com seis estágios internacionais - quatro com o Sub-18 e dois com o Sub-21 - e confiamos num bom resultado", projeta Marcelo Theotônio, gestor das Categorias de Base da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em entrevista ao site da entidade. 

Assim como no Sênior, o Pan da base também dá pontos no ranking mundial que define os cabeças de chave dos Campeonatos Mundiais Sub-18 e Sub-21. “Hoje, com um circuito internacional da base mais fortalecido, conseguimos enxergar um ranking mundial mais consolidado e fidedigno também na base. Por isso, o Pan será estratégico para os nossos atletas somarem pontos e conseguirem bom ranqueamento para os Mundiais", completa Theotônio.

 

Expectativas

O técnico dos judocas, Omar Augusto Miquinioty Junior, destaca que a expectativa para o desempenho dos atletas nas competições é positiva. “Tanto o Sub-18 como o Sub-21 conquistaram resultados expressivos em etapas do circuito europeu disputadas este ano. Foram bons testes para os atletas e eles se saíram muito bem. Por isso, nossa expectativa é que também alcancem ótimos resultados nos Pan-Americanos”, ressalta o treinador.

Renan Torres ressaltou esperar enormes dificuldades, especialmente dos Jogos Pan-Americanos de Lima. “Antigamente, o Pan-Americano não tinha nível tão elevado como na Europa e Ásia, mas com o passar do tempo foi se desenvolvendo e, hoje, é uma região muito forte. Conheço a maioria dos meus adversários, que são de excelente nível e, por isso, estou me preparando o máximo possível para chegar bem na competição”, analisa o judoca, que cita, especialmente, dois oponentes como seus principais rivais: um equatoriano e

“O equatoriano Lenin Preciado é bicampeão pan-americano e está fazendo um bom ciclo olímpico. Além dele, o americano Adonis Diaz acabou de ser medalhista no Grand Prix de Montreal e também há muitos cubanos e colombianos com nível elevado.”

Líder do ranking nacional na categoria 66 kg, Matheus Pereira se disse bastante feliz com a convocação e espera conseguir bons resultados em solo colombiano. “Estamos treinando muito duro e focados em termos um ótimo desempenho no Pan”, salienta o judoca.

A partir da esq., os judocas Renan Torres, Matheus Pereira, Laislaine Rocha e Michael Marcelino

 

Leia também