O que está buscando?

SESI-SP e Instituto Kodokan do Brasil (IKB) lançam Projeto Judô na Escola

Diretor e técnico do SESI-SP participaram de intercâmbios no Japão para trazer metodologia de ensino ao Brasil

 Por: SESI Bauru
08/02/201913:31- atualizado às 13:33 em 08/02/2019

Será lançado, oficialmente, no dia 14 de fevereiro, às 14h, o Projeto Judô na Escola, parceria firmada entre SESI-SP e Instituto Kodokan do Brasil (IKB). A cerimônia acontece na Escola SESI “Gerson Trevizani – Duda”, a partir das 14h. A ação está incluída no calendário comemorativo de aniversário de 50 anos do SESI Bauru. 

Antes do evento de lançamento, uma delegação japonesa visitará o SESI Bauru para participar e acompanhar os treinos dos atletas. A ação também contempla um workshop gratuito, destinado a professores que trabalham com crianças de 5 a 12 anos, ministrado pelo professor Hirotaka Okada, do Japão. Durante a capacitação, que acontece também no dia 15, ele falará sobre a metodologia de ensino japonesa. O curso é gratuito e promovido pelo Instituto Kodan do Brasil, em conjunto com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e a Federação Paulista de Judô (FPJ).

A convite do Instituto, o diretor do SESI Bauru Clóvis Cavenaghi Pereira e o técnico Marcos Souza participaram de intercâmbios no Japão para conhecer a cultura do judô em seu país de origem.

Marcos viajou primeiro, ficou um mês em terras nipônicas, entre setembro e outubro, e o foco do intercâmbio foi aprender a metodologia de aplicação do judô nas escolas, universidades, academias de judô e alto rendimento. “Participei de aulas práticas e teóricas e assumi a função de multiplicador, para que, quando voltasse ao Brasil, pudesse compartilhar com o maior número de professores e atletas (alunos)”.

A ação faz parte de um programa do governo japonês chamado Sport for Tomorrow (Esporte para o Amanhã). O projeto consiste em receber, na Universidade de Tsukuba, no Japão, instrutores brasileiros de judô por um mês, realizando o treinamento “Discovery Camp”, Programa de Amigos do Amanhã – judô. Ao retornar ao Brasil, Marcos passou a fazer parte de um Grupo de Trabalho com membros da CBJ e o Instituto Kodokan do Brasil para desenvolver e implantar o Projeto Judô na Escola.

O diretor Clóvis fez a visita em dezembro. “A viagem foi uma experiência muito gratificante. Tivemos contato com a diretora geral do Esporte no Japão e outras autoridades. Conheci espaços, escolas e participei de treinos. O projeto é um acordo entre os governos brasileiro e japonês, com o objetivo de fazer um intercâmbio esportivo”, informa.

Clóvis, que também é sensei, explica que foi firmado um acordo de cooperação técnica para desenvolver o Projeto Judô na Escola em unidades do SESI-SP. O projeto piloto será implantado em três espaços: Bauru, AE Carvalho (capital) e Cruzeiro.

  

Sport for Tomorrow

O programa, de inciativa do governo japonês, visa promover o esporte a mais de dez milhões de pessoas em mais de cem nações até 2020, ano em que Tóquio vai sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Verão. No Brasil, as atividades são baseadas no memorando na área de Educação Física entre o Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão e Ministério do Esporte do Brasil, tendo em mente a sucessão dos Jogos Olímpicos “Do Rio Para Tóquio”. O objetivo é introduzir o esporte com a atenção voltada ao aspecto da educação humana do judô, arte marcial que tem origem no Japão e é amplamente enraizada no Brasil.

 

Bodas de Ouro

Em 2019, o SESI Bauru completa 50 anos. Inaugurada em 25 de abril de 1969 (um mês antes do dia da indústria - 25/5), foi o segundo conjunto educacional e assistencial do SESI do interior de São Paulo - o primeiro foi Sorocaba, que teve início de atividades em janeiro do mesmo ano. O SESI Bauru abrange a cidade e outros 29 municípios de sua jurisdição, sendo referência nas áreas de educação e qualidade de vida – cultura, esporte, promoção à saúde e responsabilidade social. Os Centros Educacionais de Bauru, Agudos e Lençóis Paulista atendem nos Ensinos Fundamental e Médio. Desde 2018, o SESI Bauru também é sede de duas equipes de Rendimento no Estado: judô e vôlei feminino.

 

Leia também