O que está buscando?

Integrando a seleção brasileira júnior, judocas do Sesi-SP Bauru faturam ouro no Pan-Americano Sub-21

Marcos Soares dos Santos e Matheus Pereira foram campeões em suas categorias na competição realizada em Cali, na Colômbia

 Por: Marcelo Ferrazoli, Sesi Bauru
18/08/202114:20- atualizado às 17:22 em 23/01/2023

Integrando a seleção júnior, os judocas do Sesi-SP Bauru, Marcos Soares dos Santos e Matheus Pereira, tiveram atuação destacada no Campeonato Pan-Americano Sub-21 realizado em Cali, na Colômbia, no último sábado. Marcos e Matheus foram campeões em suas categorias e ajudaram a equipe brasileira a faturar o título geral da competição com nove medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. 

O evento, que reuniu quase 150 atletas de 19 países e distribuiu pontos no ranking classificatório para os Jogos Pan-Americanos Junior Cali 2021, em dezembro, marcou o retorno da seleção sub-21 às competições internacionais após mais de um ano sem participar por causa dos efeitos da pandemia no calendário de eventos. 

O meio-leve Matheus Pereira (até 66 kg) faturou a medalha de ouro ao superar na semifinal o mexicano Robin Jara e, na final, vencer o venezuelano Byron Guillen por ippon. Já o meio-médio Marcos Soares dos Santos (até 81 kg) bateu o americano Dominic Rodriguez na semifinal e, na decisão, ganhou do peruano Javier Bobadilla por ippon, garantindo o ouro. 

Além dos judocas do Sesi-SP Bauru, também faturaram medalhas para o Brasil na competição Gabriel Lira (ouro até 73 kg), Victor Hugo Nascimento (bronze até 90 kg), Kayo Santos (ouro mais de 100 kg), Aléxia Nascimento (ouro até 48 kg), Rafaela Batista (prata até 48 kg), Thayane Lemos (ouro até 57 kg), Nauana Silva (bronze até 63 kg), Luana Carvalho (ouro até 70 kg), Eliza Ramos (ouro até 78 kg), Beatriz Freitas (prata até 78 kg) e Luana Oliveira (bronze acima 78 kg). 

“O resultado foi muito importante, principalmente por se tratar da retomada pós-pandemia. O desempenho dos dois foi muito bom, lutando com bastante concentração e mostrando experiência e variedade técnica. Fizeram um judô de alto nível e isso os credencia a disputarem os Jogos Pan-Americanos Junior, que serão também na Colômbia, em dezembro. Também acredito que, com esse resultado, também terão boas chances para participarem do Campeonato Mundial, que será este ano também”, analisou Omar Augusto Miquinioty Júnior, técnico de judô do Sesi-SP Bauru.

Leia também