Alunos do SESI Bauru participam de competição nacional de robótica no Rio

 Por: SESI Bauru
14/03/201910:08- atualizado às 10:09 em 14/03/2019

Estudantes da equipe SESI X-Force, de Bauru, disputam a etapa nacional do Torneio de Róbotica, categoria First Lego League, de 15 a 17 de março, no Rio de Janeiro. Mais importante torneio da categoria no País, a competição serve como seletiva para disputas internacionais e terá a participação de mais nove times do SESI-SP.

Os torneios de robótica têm por objetivo promover o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar. Em cada temporada da disputa, os estudantes recebem um desafio específico. Na atual, com o tema 'Em Órbita', os estudantes tiveram de desenvolver projetos teóricos inovadores com propostas para melhorar a experiência de astronautas no espaço.

Além do projeto de pesquisa, a competição também inclui o Desafio do Robô, modalidade em que os alunos constroem e programam um robô autônomo capaz de cumprir missões pré-determinadas. A prova é realizada em uma mesa de competição, na qual os robôs devem executar as tarefas programadas em até dois minutos e meio.

Na metodologia utilizada no SESI-SP, as crianças são estimuladas a desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna.

Os trabalhos na área de robótica são desenvolvidos em sala de aula e supervisionados por analistas de suporte em informática. O evento tem como parceiro a organização norte-americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (Fisrt), fundada em 1989 para estimular o ensino e a prática da ciência e da tecnologia entre os jovens.

Leia também