Método prioriza respeito aos níveis de desenvolvimento esportivo de cada aluno ou atleta, garantindo uma evolução gradual e saudável na formação de novos talentos, até chegar ao alto rendimento
Por: Sesi-SP
03/04/202516:26- atualizado às 16:26 em 03/04/2025
O Programa SESI Esporte anuncia novidades que prometem impulsionar o cenário esportivo nacional. Com uma nova metodologia que leva em conta as fases e níveis de desenvolvimento esportivo, além de uma marca renovada, o programa reafirma seu compromisso com a democratização do acesso ao esporte e com promoção da inclusão social, da igualdade de gênero e da formação de jovens atletas, da base até o pódio.
O objetivo é fortalecer o ecossistema esportivo brasileiro com talentos nas modalidades olímpicas e paralímpicas desenvolvidas pela nova metodologia, com recursos próprios ou em parceria com outras instituições através dos Parceiros do Esporte.
Desenvolvimento a longo prazo
A nova metodologia do SESI Esporte prioriza o respeito às fases de desenvolvimento desde o nível de Participação (6 a 15 anos), Aperfeiçoamento (10 aos 17 anos) e Desempenho Esportivo (a partir dos 10 anos), garantindo uma evolução gradual e saudável nos aspectos físico, cognitivo, emocional e social. "Nosso foco está no respeito ao tempo e ao desenvolvimento de cada aluno e de cada atleta. Queremos que todos tenham a oportunidade de evoluir em um ambiente saudável, com ênfase na formação integral e no equilíbrio entre saúde e desempenho esportivo", ressalta André Avallone, gerente de Esporte e Lazer do SESI-SP.
Parcerias que potencializam o esporte
A nova fase também expande a atuação do programa com os "Parceiros do SESI Esporte". Por meio dessa iniciativa, prefeituras, ONGs, confederações, federações, empresas privadas, entre outros, podem contribuir com recursos, espaços ou profissionais, potencializando o alcance do programa, com foco no estado de São Paulo e com possibilidades em todo o Brasil. Atualmente, o programa está presente em 25% do estado de São Paulo, contando com 185 parcerias. O objetivo é chegar a 300 até o final deste ano.
Foto: Karin Kahn/Sesi-SP
Conheça os três níveis de desenvolvimento esportivo
O Programa SESI Esporte oferece experiências adequadas a cada fase do desenvolvimento dos participantes:
Promove vivências amplas e diversificadas que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social dos participantes por meio de modalidades esportivas de forma espontânea e lúdica.
O Aperfeiçoamento visa ampliar o repertório motor e proporcionar vivências esportivas diversificadas. Busca consolidar os fundamentos técnicos e táticos da modalidade, mantendo a ludicidade e a ausência de pressão imediata por resultados. Identifica, desenvolve e promove jovens talentos ao nível de desempenho esportivo.
Forma atletas de alto rendimento em modalidades olímpicas e paralímpicas, contribuindo para o cenário esportivo nacional em três fases:
Expansão e Novas Modalidades
Em 2024, o SESI Esporte contou com 25 modalidades, sendo 15 olímpicas e 10 paralímpicas. Para 2025, a meta é ampliar para 28. Entre as novidades, destacam-se o Halterofilismo Paralímpico, Handebol Feminino e o Taekwondo (Olímpico e Paralímpico).
Pedagogia do Exemplo
O princípio norteador do SESI Esporte segue sendo a "Pedagogia do Exemplo", na qual atletas se tornam figuras de referência e transmitem valores como amizade, disciplina, inspiração, respeito e solidariedade por meio de ações educativas com os alunos do SESI e a comunidade.
Com uma nova marca e uma metodologia integrada em suas fases e níveis de desenvolvimento, o Programa SESI Esporte reafirma sua posição como uma das principais iniciativas de formação esportiva do país, inspirando gerações e impulsionando o esporte brasileiro com a promoção de talentos nos cenários olímpico e paralímpico.